Vantagens da Tinta Térmica

Vantagens da tinta térmica

A tinta térmica tem sido cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo como uma alternativa econômica e sustentável para os revestimentos térmicos de espuma de poliuretano. Neste artigo, falaremos de algumas das vantagens da tinta térmica para telhados. Se você ainda não conhece sabe muito bem como a tinta térmica funciona e quais as vantagens de sua utilização, este artigo é ideal para você.

Sustentabilidade

Uma das maiores vantagens da tinta térmica para telhados é a sustentabilidade. A espuma de poliuretanos, utilizada na extensivamente nos revestimentos de isolamento térmico convencionais, é fabricada através da reação entre o poliol e o isocianato. Essa reação emite uma série de gases tóxicos, como o tolueno, que leva centenas de anos para ser eliminado do meio ambiente.

Outro sério problema das espumas de poliuretano em termos de sustentabilidade é o descarte, que se caracteriza como um verdadeiro problema ambiental, devido ao longuíssimo tempo que leva para o produto ser eliminado pelo meio ambiente.

Já a tinta térmica não representa nenhum perigo ao meio ambiente em sua produção e descarte.

Durabilidade e aplicação

Outra das grandes vantagens da tinta térmica quando comparada com a espuma de poliuretano está relacionada à sua durabilidade e custos de manutenção. A espuma de poliuretano é extremamente sensível à umidade, tornando-a suscetível aos fungos e mofos. Isso pode comprometer drasticamente sua durabilidade, além de oferecer riscos à saúde em caso de exposição prolongada.

Além disso, a espuma de poliuretano é inflamável e pode se configurar como um agente intensificador em caso de incêndios.

Nenhum dos pontos citados acima é um problema com a tinta térmica. Altamente impermeável e resistente à umidade, ela é praticamente imune aos fungos e ao mofo. Além disso, não é inflamável e requer apenas uma manutenção mínima para ter sua vida útil estendida consideravelmente.

O método de aplicação também se configura como uma grande vantagem da tinta térmica, pois pode facilmente ser aplicada com rolo ou airless sobre diversos tipos de superfície, como:

  • Coberturas de cerâmica;
  • Coberturas de concreto Bruto;
  • Coberturas de fibrocimento;
  • Coberturas de amianto;
  • Coberturas de metal;
  • Coberturas de plástico.

Alternativa com o melhor custo benefício

Tem se tornado cada vez mais um consenso entre os profissionais da área que a tinta térmica é a alternativa à espuma de poliuretano que oferece o melhor custo-benefício.

Mas é muito importante lembrar que as vantagens da tinta térmica podem ser maiores ou menores dependendo da qualidade de sua fabricação. Por esse motivo é preciso se certificar de que você está adquirindo um produto de boa qualidade para obter todos os benefícios que a tinta térmica pode trazer para sua obra.

E se você está procurando a melhor tinta térmica do mercado brasileiro e que lhe ofereça o melhor custo benefício, então você precisa conhecer a Biotherm da Biomassa. Confira nosso artigo Tinta Térmica Biotherm e veja os motivos pelos quais a Biotherm é uma referência no segmento.