Como calcular quantos tijolos por metro quadrado eu vou precisar?
Fazer o cálculo de quantos tijolos por metro quadrado serão necessários em uma obra costuma ser tarefa do arquiteto ou engenheiro responsável. Geralmente, esse cálculo é feito com o auxílio de programas de computador especialmente desenvolvidos para essa função.
Mas sabemos que, muitas vezes, há uma reforma a ser feita em casa e não temos acesso a nenhum desses programas e, com todos os gastos com materiais e mão de obra, nem sempre é possível contratar um engenheiro ou arquiteto para isso.
Então, é preciso pôr mão na massa e começar a fazer as contas para saber quantos tijolos por metro quadrado serão necessários para não errar na hora de comprar os materiais.
A seguir, falaremos sobre os principais pontos a serem levados em consideração e, claro, como fazer o cálculo de quantos tijolos por metro quadrado você vai precisar:
Primeiro passo: calcular a metragem do tijolo
Pode parecer bem simples o que precisamos saber para fazer o cálculo de tijolos por metro quadrado, mas há algumas variáveis que devemos levar em consideração para obter um resultado mais preciso e evitar dor de cabeça.
Podemos dizer que uma das principais variáveis a serem observadas é o tipo de tijolo que será utilizado, pois diferentes tipos de tijolo, obviamente, possuem diferentes metragens.
Existem diversos tipos de tijolos feitos dos mais variados materiais e destinos às mais diversas finalidades. Mas hoje nós usaremos o exemplo dos tijolos cerâmicos, pois eles são os mais popularmente utilizados no Brasil, especialmente para pequenas obras.
Os tipos de tijolos cerâmicos mais usados, suas medidas (espessura, altura e comprimento) e suas respectivas metragens são:
- Tijolo cerâmico de 6 furos com 9 x 14 x 19 cm: 0,0252m²
- Tijolo cerâmico de 8 furos com 9 x 19 x 19 cm: 0,0336 m²
- Tijolo cerãmico de 9 furos com 11,5 x 14 x 24 cm: 0,0361m²
Caso você esteja utilizando um tipo de tijolo diferente, para saber sua metragem, basta multiplicar sua altura pelo comprimento. No caso do tijolo de 6 furos, por exemplo, a conta é a seguinte:
- Primeiro converta os valores de centímetros para metros: 14cm = 0,14m e 19cm = 0,19m
- Calcule a área em metros quadrados multiplicando a altura pelo comprimento: 0,14 m (altura) x 0,19 m (comprimento) = 0,0252 m²
Segundo passo: calcular o rendimento do tijolo por metro quadrado
Agora que já sabemos quantos metros quadrados o tijolo que estamos utilizando possui, podemos calcular quantos tijolos são necessários para cada metro quadrado de parede.
Basta dividir 1 (m² ) pelo valor que obtemos anteriormente. Então, continuando com o exemplo do tijolo cerâmico de 6 furos, temos o seguinte cálculo:
- 1m² ÷ 0,0252m² = 39,68
Portanto, precisaremos de 39,68 unidades de tijolos cerâmicos de 6 furos de 9 x 14 x 19 cm para cada metro quadrado de parede a ser construída.
Então quer dizer que se eu tiver 5 metros quadrados de parede para construir precisarei de 198,4 unidades de tijolos? Teoricamente sim, mas há ainda algumas outras variáveis que devem ser levadas em consideração.
Terceiro passo: calcular a quantidade necessária de tijolos para a obra
Como dissemos logo acima, precisamos observar algumas variáveis antes de determinar qual a quantidade apropriada de tijolos que devemos comprar.
Antes de mais nada, é preciso calcular a área que será construída. O jeito mais comum de se fazer isso é pelo perímetro da construção.
No caso de uma obra mais simples, um único quarto, por exemplo, basta somar o comprimento de todas as paredes e multiplicar pelo pé direito. Depois some o valor obtido com a área do oitão.
Não se esqueça de subtrair a área das aberturas, como portas e janelas.
Agora pegue o resultado e divida pelo rendimento do tijolo por metro quadrado.
Vejamos o seguinte exemplo:
- 2 paredes de 2m e 2 paredes de 4m;
- Pé direito de 2,7m;
- Oitões de 3,2m²;
- Duas janelas de 120x120cm;
- Uma porta de 90x210cm;
Então, o perímetro das paredes dá 12m. Agora multiplicamos esse valor pelo pé direito (12×2,7) e temos uma área de 32,4m². Soma-se 3,2m² dos oitões e temos agora 35,6m². As aberturas (porta e janelas) totalizam uma área de 4,77m². Então nossa área total de construção é de 30,83m².
Sabendo que um tijolo cerâmico de 6 furos de 9 x 14 x 19cm tem um rendimento de 39,68 unidade por metro quadrado, basta pegar a área de construção e multiplicar pelo rendimento e temos 30,83 x 39,68 = 1223,3344.
Levando em consideração a área da argamassa entre um tijolo e outro, podemos arredondar esse número para 1223 ou até mesmo para 1220 tijolos.
Recomenda-se sempre comprar cerca de 10% a mais do que a quantidade obtida por esses cálculos para compensar possíveis perdas durante a obra, então a quantidade mais apropriada de tijolos a ser comprada seria de aproximadamente 1345 tijolos.
Pronto! Agora você já sabe quantos tijolos por metro quadrado você precisa.
Quer reduzir ainda mais os custos com alvenaria em sua obras?
A Biomassa do Brasil é uma empresa que atua desde de 2011 no mercado de engenharia civil e se destacou como uma pioneira por oferecer soluções inovadoras que não apenas tornam sua obra muito mais rápida como também reduzem seus gastos.
Uma dessas soluções é a argamassa polimérica Biomassa. A argamassa polimérica é considerada a melhor alternativa para o cimento por diversos motivos. Ela rende até 20 vezes mais do que a argamassa convencional e já vem pronta para uso imediato.
Não é preciso misturar nada. Basta abrir a embalagem e aplicar.
Além de uma redução de até 95% no consumo de água da obra, com a argamassa polimérica o tempo gasto na fase de alvenaria da obra pode ser até 4 vezes mais curto.
Economize até 40% na sua obra!
Se você ainda não conhece a argamassa polimérica, não deixa de conferir nosso artigo Vantagens da Argamassa Polimérica e assistir o vídeo abaixo para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre essa argamassa que está revolucionando obras em todo o mundo.
Qualidade e inovação. Venha conhecer a Biomassa do Brasil.