Qual é a duração de um edifício?

Você já se perguntou qual é a duração de um edifício? É estranho falar sobre a duração de uma construção quando colocamos, lado a lado, prédios que foram construídos séculos atrás e continuam de pé e os que foram construídos recentemente, mas já estão interditados. Isso ocorre porque a duração depende de vários fatores intrínsecos à construção e ao ambiente em que o edifício está.

» Duração de um edifício, em média

O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Se você já começou a fazer as contas de quantos anos tem seu prédio, não precisa surtar. Deve-se levar em conta um grande número de fatores para saber, em média, quanto tempo um edifício dura.

Um grande problema atual é a redução de custos. A qualidade do material usado também interfere no processo. Um prédio que antes era construído com material de qualidade e para durar 150 anos seria, atualmente, construído com menor custo e com estimativa de 50 anos de duração. A qualidade está dando lugar à quantidade.

Outro fator é a condição ambiental à qual o edifício está sujeito. Ventos, chuva, sol, umidade e fungos interferem na duração dos prédios. Nos Estados Unidos, por exemplo, as construções da Costa Leste são feitas para suportar furacões e ventos fortes, enquanto as da Costa Oeste precisam sobreviver a terremotos. O tempo de recorrência desses eventos é levado em consideração na hora de construir.

» Durabilidade e manutenção de cada componente

A manutenção também é importante. Se for analisada cada parte da construção separadamente, é possível chegar a vários tempos diferentes, o que indica, mais ou menos, a necessidade de manutenção. Os telhados de aço podem durar 20 anos, os de amianto 40 anos e os de barro resistem por séculos.

Já as tubulações de metal duram em média 20 anos, enquanto as de PVC chegam a 50 anos. Os vidros, azulejos, tijolos e cerâmicas em geral possuem durabilidade indefinida.

Em uma construção, a tinta é uma das primeiras a apresentar os sinais de degradação e, com 5 ou 10 anos já é preciso renovar. Ela é a primeira proteção de um edifício.

O concreto e as vigas podem durar entre 50 e 100 anos. O problema é quando o cimento presente na sua composição absorve gás carbônico e gera uma mistura ácida e corrosiva. Assim, para prorrogar a duração de um edifício, é preciso ficar atento na hora da manutenção. As vistorias também devem ser frequentes, com o objetivo de identificar possíveis problemas e realizar a correção antes que seja tarde demais.

Referências: IndependentMundo EstranhoLinkedin.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

E AÍ, GOSTOU?

Agora é a hora de você escolher a inovação e aplicar os nossos produtos em sua obra!

Preencha os dados ao lado para nossa equipe preparar um orçamento especial para você.

Veja também

Linha Bioprimer

Linha Bioprotect

Rejunte Acrílico

Piso e Azulejo Rápido

Borracha Líquida

Biotop (Aditivo)

Reboco
Pronto

Massa
Acrílica Pro

Massa
Corrida

Seladora
Acrílica

Fundo
Preparador

Bisnaga Biomassa Assentamento de Blocos

Assentamento de Blocos e Tijolos

Assentamento de Blocos Decorativos

Cimento Queimado

Tinta Emborrachada

Tinta
Térmica

Efeito
Mármore

FORMULÁRIO ENVIADO COM SUCESSO!

Agradecemos pelo envio, em breve iremos entrar em contato através de seu WhatsApp.
Vamos juntos revolucionar a construção civil!

Nos acompanhe em nossas redes sociais