Qual cor pintar sua casa? Psicologia das cores em residências

Você não sabe que cor você deve pintar sua casa ou projeto? Aqui nós vamos te dizer! Psicologia da cor aplicada a arquitetura é cada vez mais levada em conta nos trabalhos e projetos.

Psicologia da cor aplicada a arquitetura pode ajudar-nos a melhorar a qualidade de vida de nossos clientes, confira estas dicas.
Nessa postagem vamos falar mais da teoria da cor e abordar a questão de um ponto de vista psicológico. Como todos sabemos a cor é uma parte fundamental de nossas vidas e ainda mais no mundo do design/projeto e da arte, já que cor significa expressividade e podemos nela confiar para transmitir sentimentos e emoções, razão pela qual tem havido diferente estudos sobre cores e seu impacto sobre o estado emocional dos seres humanos, hoje sabemos que há combinações de cores que podem induzir sentimentos positivos ou negativos nas pessoas.
Como a arquitetura ser uma arte visual é extremamente importante que, como arquitetos ou designers saibam a psicologia das cores, não só porque fazemos design de ambientes, também é porque esses espaços próprios podem transmitir para o cliente ou visitantes deste local diferentes sentimentos e emoções que tornam a sua estadia mais agradável. Como todos sabemos, no mundo da arquitetura, existem diferentes gêneros e tratando-se do gênero habitação, ao usar a teoria da cor sabemos que há várias formas de combinar cores quentes e cores frias, seja por harmonia ou contraste, no entanto cada cor em si gera diferentes emoções e sentimentos que devemos também ter em conta na concepção.

Vale lembrar que não estamos falando somente de pinturas em paredes, por se tratar do design de ambiente ela pode estar presente também em móveis, iluminação e detalhes do ambiente que possam se destacar como até mesmo em uma almofada do sofá.

Começaremos falando sobre as cores primárias e estados de espírito ou emoções que podem expressar.
Vermelha. É a cor da vitalidade, a cor do sangue e fogo, representa impulsos. Arquitetura deve ter cuidado com o uso e a proporção das cores primárias, esta cor é recomendada utilizado em áreas de trabalho como uma cozinha, por exemplo.
cozinha-preto-vermelho

Amarelo. Por séculos dita que é a cor do sol, tem um significado simbólico especial porque também é a cor do ouro. É a cor mais impressionante de todas porque está cientificamente provado que é o tom que rapidamente detecta o olho humano, por esta razão na maioria das cidades do mundo táxis são dessa cor, para distingui-los mais rápido outros carros. Esta cor é a cor da velocidade, um pouco impulsiva e pouco recomendada em exagero pois estimula e muito os sentidos.

detalhes_amarelos2
Azul. O azul é a cor da paz, a cor do céu e do mar, pode usar essa tonalidade de cor em quartos ou em salas onde você precisa transmitir através da cor paz e cores tranquilas.
Grade Revista 15.qxd
Podemos ver que as cores primárias são muito expressivos e bastante fortes, não é aconselhável usá-los em uma forma pura na arquitetura. Mas podemos combiná-las ou tratá-las com tons mais suaves, agora veremos as cores quentes e frias e seu significado psicológico.

As cores frias. Podem representar frescor, descanso e paz, é aconselhável usá-los em áreas de estar íntimas, tais como quartos e banheiros, sempre em tons mais claros e geralmente em harmonia com outras cores ou contrastantes com cores arenosas.

cores-decora
As cores quentes. Representam a hospitalidade e estabilidade assim como também poder e atividade. Em áreas sociais, tais como quartos ou terraços cores quentes podem ser usadas em tons e matizes mais suaves, enquanto elas podem ser usados em tons puros em áreas de trabalho (cozinha, escritórios, lavanderias, por exemplo) para estimular ainda mais os sentidos.

decorcao-casa-laranja

Como vimos a psicologia desempenha um papel importante na concepção e no mundo da arquitetura, mesmo com as mesmas formas em nosso projeto você pode interpretar mensagens ou estimular os sentidos diferentes.

Fonte: Arquinetpolis
Dicas para criar efeitos nos ambientes

Com todas as inspirações captadas nas redes sociais e revistas, é possível dar vida a todas as suas vontades, inclusive criar os mais variados efeitos nos ambientes. Atualmente, a pintura de parede de um determinado ambiente é totalmente diferente do que estávamos acostumados antigamente, onde todas as paredes eram pintadas da mesma cor. Hoje, tudo mudou, possibilitando que você crie ambientes diferenciados e, principalmente, divertidos ou sofisticados, utilizando técnicas de pinturas que transformam por completo o ambiente (veja a imagem abaixo).
Você sabia que existem algumas técnicas para ganhar uma pintura de parede perfeita? Confira esse post e descubra! :-)
Leia mais em: http://www.comolegustadecor.com.br/pintura-de-parede-dicas-para-voce-escolher-a-cor-perfeita/

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=