Quais as medidas mínimas de uma casa confortável?

 

Grande ou pequena, a casa tem de ser funcional e confortável, acima de qualquer coisa. E, para isso, algumas medidas e distâncias devem ser respeitadas durante o planejamento do projeto.

Afinal de contas, quem nunca conheceu uma casa estreita, em que os móveis mal passavam pelas portas? Para que isso não aconteça e traga mais dor de cabeça do que alegria para o habitante, é necessário prestar atenção no distanciamento e nas medidas dos móveis, portas e paredes.

Sala

No ambiente principal da casa, é importante que a porta de entrada tenha no mínimo 60 cm para que os visitantes e moradores passem tranquilamente. No entanto, essa largura varia até 80 cm, medida ideal para a passagem de cadeirantes. É importante que a medida escolhida seja mantida em todos os espaços de passagem da residência.

Para garantir conforto ao levantar-se ou sentar-se à mesa, o ideal é que se tenha um espaço de 60 cm de distância entre a cadeira e a parede. Se houver braços nas cadeiras, esse valor deve ser aumentado em 20 cm.

Já para quem não abre mão de uma charmosa mesinha de centro, a distância mínima entre a TV e o item deve ser de 40 cm. Agora, se o rack tiver gavetas, a distância deve ser de pelo menos 50 cm. Afinal de contas, nada mais desagradável do que uma visita tropeçar na mesa de centro, não é mesmo?

Foto: Reprodução Casa Abril.

Cozinha

Na cozinha, as medidas mínimas serão diferentes das da sala para garantir a circulação do ambiente. No corredor, a distância recomendada é de 1 metro de largura, levando em consideração a movimentação de pelo menos duas pessoas.

Pensando na passagem dos eletrodomésticos, como geladeira e fogão, o ideal é que a porta tenha 80 cm. Uma dica é apostar em portas de correr para economizar espaço do local.

Em relação aos eletrodomésticos, em especial o microondas, é importante que eles fiquem dispostos no local, não muito próximos e nem colados nas paredes, para que o calor gerado por eles não afete o seu próprio funcionamento.  Atenção especial também ao fogão que não deve ficar posicionado muito próximo à geladeira, para evitar possíveis perigos, como, por exemplo, a explosão do vidro do forno.

Foto: Reprodução Casa Abril.

Quartos

No ambiente onde passamos 1/3 das nossas vidas, a circulação deve ser livre, por isso é recomendado que os corredores tenham 60 cm de largura. Já nas laterais da cama, a distância mínima também é de 60 cm entre a parede, para que a possa se sentar e confortavelmente, por exemplo, calçar os sapatos. Outra opção é colocar dois criados-mudos. A distância da cama para o guarda-roupa também deve ser, no mínimo, de 60 cm, para que as portas do móvel não batam na cama.

Foto: Reprodução Casa Abril.

Banheiro

O banheiro é um dos espaços mais polêmicos em diversos projetos. Os apartamentos com plantas mais recentes ganharam fama por projetaram esses ambientes com tamanhos mínimos e um tanto desconfortáveis.

A boa notícia é que é possível ter um banheiro pequeno e funcional, mas algumas medidas devem ser respeitadas. A porta deve abrir e não encostar na pia, principalmente. Além disso, a distância mínima do vaso sanitário e da pia deve ser de 30 cm. Já a largura do vaso até a parede deve ser de pelo menos 60 cm.

No box, a largura deve ser de 90 cm, o que garantirá um espaço confortável, permitindo que o habitante possa se movimentar e abaixar livremente durante o banho.

Foto: Reprodução Casa Abril.

 

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course