Como projetar um telhado.

O texto abaixo, “Como projetar um telhado”, publicado pelo Fórum da Construção.

Projetar o telhado elimina os eventuais erros de cálculo que podem surgir quando não há nenhum projeto anterior, gerando desperdício de material ou prejuízo financeiro por não saber as dimensões de cobertura com exatidão.

Esse é um dos erros mais frequentes nas construções realizadas sem a prévia elaboração. Para esclarecer algumas dúvidas, destacamos orientações para projeto de telhado.

Instruções:

– Analise a disposição dos cômodos e avalie qual deles precisará de maior luminosidade. Essa análise tem como objetivo saber o afastamento (distância) e inclinação do telhado para evitar escurecer o ambiente, pois uma vez que o local não receba muita luz natural, um telhado extenso tende a cobrir muito as janelas contribuindo para que o ambiente fique mais escuro.

– Para que seu projeto fique de acordo com as medidas do imóvel, antes de desenhar, tire a medida de toda a área que será coberta pelo telhado, incluindo área de serviço e varanda. Quando estiver tirando as medidas, meça também quanto será feito de afastamento a partir da parede do imóvel para fora considerando o limite para calha.

– Hora de passar para o papel. Projete o telhado sempre pensando em manter a linha horizontal. Pegue a régua e trace as dimensões em centímetros conforme as dimensões que receberão cobertura. Trace os graus de inclinação que o telhado terá para escoamento da água a partir da cumeeira mais alta, essa inclinação deve ter altura de 45º graus em relação ao fim das paredes na parte superior.

– Faça desenhos em formato retangular para melhor compor a projeção, depois risque um traço de 2 centímetros no meio. No sentido de frente para trás, trace 2 triângulos, sendo que um representando a frente e outro que ficará no sentido oposto. No meio do primeiro risco, faça uma linha reta na lateral e anote a largura que cada lado que o telhado terá.

– Crie outro projeto como se estivesse vendo a casa de frente, com esse modelo poderá visualizar como ficará a inclinação de cobertura com o ângulo da cumeeira. Nesse novo desenho, inclua as paredes externas do imóvel tal como estão construídas. Desenhe também o espaço onde ficará a calha para melhor visualização.

Dicas:

 – Se a casa foi construída em um local que faz muito calor, faça o ponto do telhado mais alto para refrigerar melhor. Sendo que nesse caso a cumeeira terá 90° graus ao invés de 45º.

 – Onde o espaçamento do telhado poderá escurecer o ambiente, não é necessário diminuir a distância com intenção de clarear. Substitua algumas telhas que escolheu para o telhado, por telhas que permitam passar luminosidade.

 – Para construir um telhado, use cinto de segurança e andaime.

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download coolpad firmware
Free Download WordPress Themes
free online course