Argamassa Polimérica

Argamassa Polimérica

De alguns anos para cá, a argamassa polimérica tem se tornado um assunto cada vez mais presente na construção civil por uma série de motivos. Entretanto, por se tratar de uma tecnologia relativamente recente, muitas pessoas ainda não sabem muito bem o que é e como funciona a argamassa polimérica e quais suas reais vantagens em relação à argamassa convencional.

argamassa polimérica

 

Se você ainda não sabe muito bem o que é e como funciona a argamassa polimérica, acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre este produto que vem ganhando cada vez mais popularidade no mercado brasileiro.

O que é a argamassa polimérica?

De maneira simples, podemos dizer que a argamassa polimérica (também conhecida como composto polimérico para assentamento de alvenaria, argamassa sintética ou argamassa fina) é um produto desenvolvido para substituir a argamassa convencional nos processos de assentamento de alvenaria de vedação.

Apesar de sua formulação ter sido publicada pela primeira vez em uma revista americana, no início da década 80, a argamassa polimérica passou a ser popularizada no Brasil somente em 2011, graças ao grande investimento tecnológico de empresas pioneiras no segmento, como a Biomassa.

Em 2017, a argamassa polimérica ganhou ainda mais popularidade com a publicação da NBR 16590, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que normatiza o uso dos compostos poliméricos de assentamento de alvenaria de vedação, garantindo aos profissionais da construção civil muito mais segurança ao adquirir estes produtos, uma vez que, com isso, as empresas fabricantes devem atender a uma série de critérios e requisitos.

Como funciona a argamassa polimérica?

Um dos principais fatores que diferenciam a argamassa polimérica das argamassas convencionais é a sua praticidade de aplicação. Ao contrário das argamassas convencionais, que são comercializadas em pó e requerem o preparo prévio para sua aplicação, com a mistura de cimento, cal, areia e água, a argamassa polimérica é comercializada já pronta para uso.

Isso, por si só, já implica imediatamente em duas vantagens que se refletem diretamente nos gastos da obra, pois se economiza com a mão de obra, uma vez que os profissionais não precisam despender seu tempo com o preparo da argamassa, e dispensa gastos com água e areia, por exemplo.

Mas essas não são as únicas vantagens que a argamassa polimérica apresenta quando comparada à argamassa convencional. Se você quiser saber mais sobre essas vantagens e todos os benefícios que a argamassa polimérica pode trazer para sua obra, não deixe de conferir nosso artigo Vantagens da Argamassa Polimérica.

A argamassa polimérica é, geralmente, aplicada em dois ou três cordões, dependendo do tipo de bloco ou tijolo utilizado. Sua aplicação pode ser feita diretamente da embalagem, com o uso de uma pistola específica ou por meio de um equipamento pneumático, o que confere grande agilidade e praticidade ao processo.

Sua aplicação é recomendada para assentamento de alvenaria de vedação, especialmente para os seguintes tipos de bloco:

  • Tijolo cerâmico;
  • Tijolo cerâmico estrutural;
  • Bloco concreto;
  • Bloco ecológico.